Cores de Alerta: Pantone e Adobe lançam campanha de combate à mudança climática

No final do ano passado, a Pantone anunciou o Living Coral como a cor do ano de 2019 — um tom efervescente e energizante em homenagem aos ecossistemas submarinos. Mas não só de beleza vivem as cores, às vezes elas surgem dotadas de outros significados. É o que mostra a nova parceria do Instituto Pantone com a Adobe: um alerta para a extinção dos recifes de corais.

Os recifes de corais são uma parte vital da vida marinha — e eles estão em perigo: um quinto dos recifes de corais do mundo já desapareceram ou estão classificados como espécies que sofrem danos constantes. Como projeto de conscientização sobre as mudanças climáticas que afetam os oceanos, a Adobe e o Pantone Color Institute se juntaram à Ocean Agency para uma campanha que levanta as medidas necessárias de proteção dos recifes de corais, desenvolvendo uma paleta de cores inspirada neles.

As novas cores da Pantone trazem um alerta para mudança climática que está afetando os oceanos. (Foto: Adobe stock/ Divulgação)

Em 2016, a The Ocean Agency fotografou uma das vistas mais espetaculares e raras da natureza durante as filmagens do documentário Chasing Coral — vencedor do Emmy Award e exibido originalmente pela Netflix. Segundo Richard Vevers, CEO da Ocean Agency, a produção ficou impressionada com um recife de coral na Nova Caledônia brilhando em cores incrivelmente vivas. Os corais produzem substâncias químicas de cores vivas como uma espécie de filtro solar contra a alta temperatura da água e a exposição ao sol. Esse fenômeno brilhante, chamado fluorescência de coral, é uma linha final de defesa antes que o coral morra e descolore para o branco.

O projeto resultou na paleta Glowing Glowing que traz as cores Glowing Yellow (amarelo), Glowing Blue (azul) e Glowing Purple (roxo). (Foto: Adobe Stock / Divulgação

Para o projeto intitulado Glowing Glowing Gone, a Adobe e o Instituto Pantone analisaram as imagens do documentário Chasing Color e as transformaram em padrões de cores, resultando em três novas matizes: Glowing Yellow, Glowing Blue e Glowing Purple. A Pantone acredita que a mensagem por trás das cores promova ainda mais a conscientização e faça delas as cores da mudança climática.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *