Tudo o que rolou na 40ª Edição do Prêmio Ucs.Sultextil

Recriar, Repensar, Reutilizar: Prêmio Ucs.Sultextil chega a 40ª edição.

Reinvenção é um dos grandes motes do tradicional Prêmio UCS.Sultextil, uma sincronia perfeita entre indústria e ensino que acontece a quatro décadas incentivando novos talentos da moda no Rio Grande do Sul. Não é a toa que a 40ª edição do prêmio tenha como temática o prefixo “Re”: de recriar, repensar, refazer, reconsiderar, reusar e mais tantos outros que carregam este sentido de renovação. Foi este o espírito que marcou a noite da última terça-feira, 03/12; assim como as criações apresentadas pelos formandos do curso de design de moda da Universidade de Caxias do Sul. A premiação ocorre simultânea à 26ª edição da Maratona de Moda da UCS.

Durante o semestre, os alunos recebem grupos de tecidos sorteados e, através de um exercício de
moulage, iniciam as criações que vão ser apresentadas ao público e aos jurados no dia do evento, que acontece em formato de desfile e concurso.

As criações precisam estar em rigorosa sintonia com o tema e são avaliadas por suas competências técnicas, estéticas e criativas. A banca avaliadora dessa edição foi formada por Gabriela Casartelli, consultora de moda e stylist; Marcelo Von Trapp, designer; Lucius Villar, consultor de moda; Rochele Gloor, designer e Gisi Fiuza, modelo e influenciadora digital.

Nesta edição, os membros do júri declararam vencedora a acadêmica Larissa Cardoso do Espírito Santo que recebeu como prêmio uma viagem à Europa em período coincidente com o das maiores feiras do setor têxtil.

Intitulada Una, a coleção de Larissa trouxe um trabalho de reflexão sobre a composição da vida,  destacando o fato de todos fazerem parte de uma grande unidade funcional. As peças reversíveis foram ao encontro do conceito proposto pela estudante, ao valorizar cada parte de um todo, ampliando as possibilidades de uso e reduzindo a necessidade de um consumo descartável. Através da criação da marca SAN, a futura designer conectou o uso de tecidos sintéticos à ideia de consumo sustentável.

Larissa Cardoso do Espírito Santo, vencerdora do 40º Prêmio UCS.SULTEXTIL. (Foto: UCS/ Roger Clots)

A menção honrosa foi conquistada pelo acadêmico Eliseu Francisco S. Junior. Intitulada Dystopia, a coleção do estudante abordou o antropoceno, “era dominada pelos humanos, agentes de transformação da Terra”, criando um universo imaginário, uma realidade alternativa em que os humanos precisam lidar com os danos causados ao planeta.

Eliseu Francisco S. Junior, menção honrosa do 40º Prêmio UCS.SULTEXTIL. (Foto: UCS/ Roger Clots)

Também se apresentaram  na 26ª Maratona de Moda e 40º Prêmio UCS.Sultextil, os acadêmicos: Estelamáris dos Santos de Oliveira, Francieli Carra, Domênico Souza, Paolla Casanova, Larissa Scheer Viapiana Leite, Jéssica Gehlen, Gabriely Indicatti, Helen Negretti Perotoni, Larissa Rossatto, Andressa da Luz, Júlia Cristy Gambirazio, Mateus Deluche e Genaina Ferreira.

Apresentação de Larissa Scheer Viapiana Leite durante a 26ª edição da Maratona de Moda da Universidade de Caxias do Sul. (Foto: UCS/ Roger Clots)

As escolhas de malhas Sultextil para esta edição foram estruturas de neoprene e malhas
texturizadas em relevo, acabamentos Silk Skin, malhas com visual jeans, malhas felpudas plush e malhas leves vazadas. Você pode conferir estas opções na postagem da próxima segunda-feira, aqui no Blog Sultextil.

 

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *